News

Principais dúvidas sobre a angiologia

Geralmente, os pacientes que procuram um angiologista têm muitas dúvidas sobre a especialidade. A angiologia, como explicam os médicos da clínica especializada do Centro Médico BarraShopping, doutores Antônio Vieira de Melo e Cristina Maria Torres dos Santos, é a área da medicina que trata das doenças dos vasos circulatórios. Como o próprio nome diz, angio, palavra de origem grega, significa vaso circulatório.

As doenças arteriais compreendem as obstruções que causam as isquemias, falta de irrigação nos tecidos, e as dilatações ou aneurismas, que podem romper, originando graves hemorragias. As doenças das veias podem ser ocasionadas por obstrução, denominadas de tromboflebites, e por dilatação, as conhecidas varizes e microvarizes, além das telangiectasias.

Especialistas e membros da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, os médicos da Clínica Cirurgiões Vasculares Associados, do Centro Médico BarraShopping, respondem algumas das perguntas mais frequentes em relação à doença varicosa, responsável pelo maior número de atendimentos na área.

Quando as varizes podem ser tratadas com injeções e quando precisam sofrer intervenção cirúrgica?

As microvarizes, que são pequenas veias vermelhas da pele e outras, de coloração azulada, são tratadas exclusivamente por meio de injeções esclerosantes. Quando as veias calibrosas se tornam dilatadas (varizes propriamente ditas), o tratamento deve ser cirúrgico, pois a tentativa de tratar veias grossas com injeções esclerosantes tem risco de causar complicações por vezes sérias. O importante é que haja uma boa avaliação por especialista, a fim de evitar maus resultados.

Varizes têm cura? Podem voltar novamente após o tratamento?

Não têm cura. A doença varicosa tem causa desconhecida, costuma, geralmente, ser familiar e é lentamente progressiva. O paciente pode ter a doença completamente controlada por meio de visitas periódicas ao seu angiologista, tal como fazemos com o dentista. As veias tratadas, tanto por injeções esclerosantes como por cirurgias, não voltam mais, pois foram excluídas da circulação, mas podem surgir outras, que se tornam dilatadas. O segredo do tratamento é a manutenção e a disciplina, evitando os fatores que agravam a doença.

Ginástica é prejudicial para as varizes?

Muito pelo contrário. A ginástica ativa a circulação e tonifica a musculatura, permitindo melhor retorno venoso. Recomendamos sempre fazer ginástica ou esportes e não engordar. Obesidade é um dos principais fatores para a formação de varizes, assim como a inatividade física, a gravidez e certas profissões que obrigam a permanecer muito tempo em pé, além do uso da pílula anticoncepcional. Mesmo a musculação, feita sem exageros, é muito útil.

Médico: Dr. Antonio VIeira de Melo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *