News

Alergias

Poeira, cheiros fortes, poluição, mudanças bruscas no tempo… pelo menos 1/3 da população sente na pele, ou melhor, na saúde, quando esses agentes entram em ação. Porque eles são os maiores causadores das alergias respiratórias, que nada mais são do que uma reação do corpo contra a poeira, mofo ou qualquer outro agente que nosso sistema de defesa identifique como intruso.
Em matéria realizada pelo programa Bem-Estar, da Rede Globo, os especialistas explicaram por que as alergias tendem a aparecer ou piorar no inverno. De acordo com os médicos, junto com o frio vem o tempo seco. A baixa umidade resseca o muco que protege as vias respiratórias, que fazem parte da defesa do organismo. Com o muco seco, mais agentes externos chegam até o pulmão. Os coberturas também contribuem para esse processo, já que acumulam poeira.
Por outro lado, é importante diferenciar a rinite alérgica da gripe. No frio, também é comum ter gripe, uma doença bem diferente das alergias, já que é causada por um vírus. Porém, os sintomas se confundem com os da rinite alérgica.Nos dois casos, a pessoa espirra muito e fica com o nariz entupido e escorrendo. Ao contrário da rinite, a gripe provoca tosse e febre, enquanto a rinite causa coceira nos olhos e no céu da boca.
Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o link e veja a matéria completa do programa Bem-Estar.
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/08/alergia-respiratoria-ocorre-quando-corpo-reage-agentes-externos.html

compartilhe isto